A A A

Negros apresentam níveis mais baixos de NT-proBNP – JACC

Comparado aos brancos e hispânicos, os negros apresentam níveis mais baixos de NT-proBNP

Os resultados do estudo foram publicados no Journal of American College of Cardiology (JACC). O estudo multicêntrico realizado no estado de Dallas, Estados Unidos da América, avaliou 3,148 pacientes (51% negros) sem doença cardiovascular. Os níveis séricos de NT-proBNP foram significativamente mais baixos em relação aos dois grupos étnicos avaliados, mesmo após ajuste multivariada para factores de confusão. Esta diferença não foi significativa entre brancos e hispânicos.

[su_spoiler title=”Leia mais sobre peptídeos natriuréticos aqui” open=”no” style=”default” anchor=”peptideos-natriureticos”]

[su_box title=”Péptidos natriuréticos” style=”soft”]

Os péptidos natriuréticos constituem um conjunto de hormonas sintetizadas nas células miocárdicas atriais (ANP), ventriculares (BNP) e do endotélio (CNP).

O pro-BNP é uma pro-hormona que é clivada em 2 fragmentos: um fragmento C terminal biologicamente ativo (BNP) e um N terminal, biologicamente inativo (NT-proBNP). BNP e NT-proBNP são sintetizados principalmente no miocárdio do ventrículo esquerdo em resposta ao estresse da parede miocárdica. O BNP actua para aliviar os sintomas associados com a expansão de volume e sobrecarga de pressão, promovendo a natriurese e a diurese, vasodilatação, e a supressão do sistema renina-angiotensina-aldosterona reduzindo a pré-carga e consequentemente o estiramento ventricular com melhora da função cardíaca.

Tanto BNP quanto NT-proBNP têm demonstrado, de forma independente, serem factores de prognóstico em pacientes com infarto agudo do miocárdio e insuficiência ventricular esquerda. A concentração plasmática de BNP também aumenta nas condições que apresentam disfunção diastólica como miocardiopatia hipertrófica, estenose aórtica e cardiomiopatia restritiva assim como nas associadas com insuficiência do ventrículo direito, como hipertensão pulmonar primária, cor pulmonale e embolia pulmonar.[/su_box][/su_spoiler]

Deficiências do sistema de péptidos natriuréticos estão associados com o desenvolvimento de factores de risco cardiovasculares, tais como hipertensão, hipertrofia ventricular esquerda, e hiperglicémia, condições mais comuns entre os negros. O estudo citado observou níveis de NT-proBNP 40% inferiores em negros comparados com indivíduos brancos. O estudo não conseguiu demonstrar o mecanismo fisiopatológico para esta diferença.

Especialidades: Cardiologia Palavras-chave: , , , ,

Copyright © 2014 - 2024. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade