A A A

Dieta e medicamentos na prevenção da nefrolitíase recorrente em adultos

O American College of Physicians (ACP) desenvolveu este protocolo, publicado pelo periódico Annals of Internal Medicine, para apresentar as evidências e fornecer as recomendações clínicas sobre a eficácia e a segurança da gestão preventiva, dietética e farmacológica da nefrolitíase recorrente em adultos.

calculos renais
Diferentes localizações dos cálculos renais

Esta orientação é baseada na literatura publicada sobre este tema e identificada utilizando dados do MEDLINE, Cochrane Database of Systematic Reviews (até março de 2014), Google Scholar, ClinicalTrials.gov, e Web of Science. As buscas foram limitadas a publicações emlíngua inglesa. Os desfechos clínicos avaliados incluem recorrência sintomática de pedras nos rins, dor, obstrução do trato urinário com insuficiência renal aguda, infecção, doenças relacionadas, visitas ao departamento de emergência, internações, qualidade de vida e doença renal em estágio final. Esta diretriz gradua a qualidade da evidência e da força de recomendação utilizando o sistema de classificação ACP’s clinical practice guidelines grading system. O público-alvo inclui médicos, pacientes e todos os adultos comnefrolitíase recorrente (que tenham tido pelo menos um episódio de nefrolitíase anterior).

Recomendação 1: o ACP recomenda a gestão desta condição com o aumento da ingestão de líquidos no decorrer de todo o dia para alcançar a excreção de pelo menos dois litros de urina por dia para evitarnefrolitíase recorrente. (Classificação: recomendação fraca, evidências de baixa qualidade).

Recomendação 2: o ACP recomenda monoterapia farmacológica com um diurético tiazídico, citrato ou alopurinol para prevenir a nefrolitíase recorrente em pacientes com doença ativa, em que o aumento da ingestão de fluidos deixa de reduzir a formação de pedras. (Classificação: recomendação fraca, evidências de qualidade moderada).

Fonte: Annals of Internal Medicine, volume 161, número 9, de 4 de novembro de 2014

Especialidades: Cardiologia , Farmacologia , Nefrologia Palavras-chave: ,

Copyright © 2014 - 2024. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade