A A A

O que é TAVI?

TAVI
Prótese colocada em posição valvar aórtica

É um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para implante de uma prótese aórtica sem retirada da valva nativa. A cirurgia pode ser chamada de substituição percutânea da valva aórtica (TAVR, transcatheter aortic valve replacement) ou implante percutânea de válvula aórtica (TAVI, transcatheter aortic valve implantation).

Válvula-dentro-da válvula – Como isso funciona?

Algo semelhante ao de um stent colocado numa artéria, a TAVI proporciona substituição da válvula nativa por uma válvula artificial totalmente dobrável através de um cateter. Uma vez expandida, a prótese empurra os antigos folhetos da válvula nativa para fora do caminho e o tecido da nova válvula de substituição assume o trabalho de regulação do fluxo sanguíneo.

Como é TAVR ou TAVI diferente da substituição da válvula padrão?

Este procedimento é relativamente novo e é aprovado pela FDA  (Food and Drug Administration, dos EUA) para pessoas com estenose aórtica sintomática, considerados de alto risco para a cirurgia de substituição da válvula padrão. As diferenças entre os dois procedimentos são significativas.

O que está envolvido em um procedimento de TAVI?

Normalmente substituição da válvula requer uma cirurgia com o coração aberto,  sendo necessária a esternotomia (abertura do esterno), em que o peito é separado cirurgicamente (aberto) para o procedimento. A TAVI pode ser feita através de aberturas muito pequenas que deixam todos os ossos do peito no lugar.

Um procedimento TAVI não é isenta de riscos, mas oferece opções de tratamento benéfico para as pessoas que até recentemente não eram candidatos a cirurgia de trova valvar, proporcionando também a vantagem adicional de uma recuperação mais rápida na maioria dos casos. A experiência de um paciente com um procedimento TAVI pode ser comparável a um tratamento de valvuloplastia com balão ou mesmo a cineangiocoronariografia em termos de tempo e de recuperação mais curtos, e geralmente um menor tempo de internamento (média de 3-5 dias).

O procedimento de TAVI é realizado utilizando uma das duas abordagens diferentes, permitindo que o cardiologista ou cirurgião escolha qual deles oferece a melhor e mais segura maneira de acessar a válvula:

  • A introdução através da artéria femoral, a chamada abordagem tranfemoral, que não requer uma incisão cirúrgica no peito
    ou
  • Através de uma abordagem cirúrgico minimamente invasivo, com uma pequena incisão no peito e que entra através de uma grande artéria no peito ou através da ponta do ventrículo esquerdo (o vértice), que é conhecida como a via transapical.
Diferentes abordagens de TAVI. Transapical (A) e Transfemoral (B)
Diferentes abordagens de TAVI. Transapical (A) e Transfemoral (B). Fonte: www.allianceheart.com

Quem é um bom candidato para este tipo de cirurgia valvar?

Neste momento, o procedimento é reservado para aquelas pessoas para os quais a cirurgia com coração aberto é de alto risco. Por essa razão, a maioria das pessoas candidatas a este procedimento estão entre 70 ou 80 anos e muitas vezes têm outras comorbidades médicas.

Apesar de relativamente novo, TAVI pode ser uma opção eficaz para melhorar a qualidade de vida em pacientes que de outra forma têm opções limitadas para a correção da válvula aórtica estenótica.


 Referências

  1. What is TAVR? American Heart Association.
  2. Transcatheter Aortic-Valve Implantation for Aortic Stenosis in Patients Who Cannot Undergo Surgery New England Journal of Medicine.
Especialidades: Cirurgia Cardiovascular , Valvopatias Palavras-chave: , ,

Copyright © 2014 - 2024. Portal angomed.comTermo de Uso | Política de Privacidade